Sob o sol do Nordeste: Sobrevôo Sobre as ondas como um Ícaro respondas: como é brincar de voar entre o céu e o mar ?
Foto: Praia do Coqueirinho - Conde Paraíba Fevereiro - 2022
*Ícaro na mitologia grega
Quem foi Na mitologia grega, Ícaro foi um personagem da Ilha de Creta, que tentou deixar a ilha voando com seu pai. Era filho de Dédalo, importante arquiteto, artesão e inventor ateniense, que trabalhava para o rei Minos de Creta.
Lenda de Ícaro De acordo com o mito, Dédalo projetou o labirinto do local em que vivia o Minotauro (monstro mitológico com corpo humano e cabeça de touro), na Ilha de Creta. Porém, Dédalo revelou os segredos do labirinto para Ariadne, que ajudou Teseu com informações sobre o labirinto. Teseu entrou no labirinto e matou o Minotauro.
Para nunca mais revelar o segredo do local, o rei Minos prendeu Dédalo e seu filho Ícaro no próprio labirinto. Para fugir, Dédalo projetou asas para ele e para seu filho Ícaro. Essas asas foram feitas com penas de gaivotas e coladas com cera de abelha.
O plano de Dédalo deu certo e os dois conseguiram sair voando da ilha de Creta. Porém, Ícaro não deu importância para os conselhos de seu pai e resolveu voar bem alto como se fosse um deus poderoso. Ao ficar mais próximo do Sol, o calor aumentou, a cera de abelha derreteu e as penas se desprenderam. Ícaro caiu no mar Egeu e morreu afogado. Seu pai nada pode fazer e assistiu tudo agoniado.
Significado da lenda de Ícaro Como sabemos, os gregos antigos passavam ensinamentos através de lendas e mitos. A lenda de Ícaro, era contada, principalmente, para ensinar a importância da humildade após um êxito (vitória) e também de seguir as orientações dos mais experientes (no caso desse mito é Dédalo, seu pai). O mito também faz referência sobre a impossibilidade de um ser humano querer ter poderes semelhantes aos dos deuses.
A queda de Ícaro (1637), pintura de Jacob Peter Gowy.
Claudio Lima
Enviado por Claudio Lima em 02/07/2023
Alterado em 02/07/2023 Copyright © 2023. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |